Máscaras do pecado

Como eu publiquei há algum tempo atrás, este post é o primeiro da série sobre temas JA, este material pode ser usado no culto jovem da sua igreja, ele foi enviado pelo diretor JA Fábio Rodrigues da igreja de Santana.

Máscaras do Pecado

Máscara da ganância (Lucas 12:13 a 21): No versículo 15 de Lucas 12, Jesus faz uma advertência contra a avareza. No paraíso Adão e Eva quiseram mais do que já tinham e pecaram. A ganância ou avareza tem sido a causa de vários e sérios problemas em nossos lares. Reclamamos de tudo: da casa, da igreja, da comida, até mesmo de nós mesmos, pois nada nos contenta. Na igreja isso tem tomado espaço, e todas as bençãos de Deus que recebemos ainda são pouco. Cuidado com o consumismo ! Procuremos aprender a lição que Paulo mostrou ter aprendido, em Filipenses 4:11. Deixe essa máscara e estaremos convencidos que Deus nós dá o melhor antes mesmo que peçamos.

Máscara da ansiedade (Mateus 6:25 a 32): Se somos ansiosos mostramos falta de fé, e “sem fé é impossível agradar a Deus”. Devemos ter como exemplo o pai da fé, Abraão, que num momento crucial de sua vida soube dizer “Deus proverá”. Jesus é quem nos dá segurança, amparo, inspiração, consolação. Ele é quem sustenta a nossa vida e a preserva. Agindo com ansiedade nos tornamos jovens inseguros, desamparados, sem horizontes,aflitos e fracos. Confiemos em Deus, que tudo pode e que esta atenta as nossas nedessidades.

Máscara da malediscência (Colossenses 3:8): Como apreciamos falar da vida alheia. Sempre que estamos reunidos abre-se o parlamento para a malediscência. Vamos cortar essa parte da liturgia de nossas reuniões e de nossa igreja. De nada adianta cantarmos “quão bom e quão maravilhoso é que os irmãos vivam em união” e depois fazer laços de malediscência (Salmo 141:03). Vamos pedir para o Senhor nos ajudar e dar oportunidade para o Senhor agir. Quem usa essa máscara demonstra que está raquítico espiritualmente. Como novas criaturas precisamos abandonar tudo o que fazia parte de nossa velha natureza, incluindo a maledicência.

Máscara da vanglória (Gálatas 5:26, Filipenses 2:3 e I Coríntios 1:31: O que existe em nós que mereça louvor e Clória ? Em II Coríntios 4:7, são comparados a um simples vaso de barro, para que a excelência seja de Deus e não de nós mesmos. Os dons que possuímos não são de nossa autoria, é obra do Espírito Santo, para que os exercendo Jesus seja glorificado. Usando essa máscara queremos os aplausos e almejamos a glória. Se isso não acontece ficamos tristes e decepcionados e desestimulados, para realizar o que nos vem a mão.

Máscara da omissão (Romanos 2:11): Ser remisso é o mesmo que ser omisso. Deus nos chamou para estarmos diante Dele, não sendo negligentes, (II Coríntios 29:11) usamos essa máscara quando somos vagarosos, jovens descuidados e negligentes.Essa máscara é vista em nós quando “NÃO POSSO, NÃO TENHO TEMPO”, sempre que nso pedem algo ou para ocupar um cargo. E mesmo sem cargo, quando permanecemos inativos enquanto a obra carece de nós. É hora de tirarmos essa máscara e dizermos ao Senhor como Isaías: “- Eis-me aqui, envia-me…”.

Máscara do ressentimentos (I Coríntios 13:05): “… não se ressente do mal…” como tem sido a nossa reação diante das ofensas recebidas? Mostramos amor que resolve criativamente os conflitos ? Ou estamos sempre ressentidos com alguma coisa ? Essa máscara é vista em nós quando somos ofendidos e ficamos emburrados, chegando a nos afastar do trabalho e até da igreja. Já parou para pensar se Jesus tivesse sido uma pessoa ressentida ? Deixe essa máscara e seja uma pessoa que tudo SOFRE, tudo ESPERA e tudo SUPORTA com AMOR.

Máscara da hipocrisia (Mateus 23:25 a 27): O hipócrita é um indivíduo cheio de exterioridades. Muitas vezes usamos essa máscara. Por exemplo: quando dirigimos um sorriso a alguém, porém no íntimo o chamamos de patife, tolo; quando nos alegramoscom o sucesso de alguém, mas nos fundo não é isso que queríamos;quando apertamos a mão do nosso pastor ou até mesmo do nosso irmão, e afirmamos: “Pode contar comigo”, mas na primeira oportunidade falamos mal dele, do seu irmão, de sua família, etc…;quando fazemos elogios fingidos; quando fazemos um trabalho de má vontade, apenas por obrigação, etc…
Porém o trabalho da direção JA estaria muito melhor se não usássemos esta máscara da hipocrisia. Em nome de Jesus vamos tirar esta máscara da hipocrisia e vivermos uma vida sem fingimento. Lembremos que um dia a misericórdia de Deus nos alcançou, nos redimiu e restaurou da condição de miseráveis pecadores.

Máscara da mentira (Efésios 4:25 – Colossenses 3:09): Tal como o velho homem deve ser despido, de uam vez por todas, no ato da conversão, assim também o ato pecaminoso da mentira deve ser abolido para sempre de nossas vidas. No versículo de efésios está destacado o pensamento que somos um só corpo, responsáveis pelo bem estar dele, razão pela qual não podemos mentir, já que isso produz um efeito devastador, desastroso e debilitador no corpo de Cristo, que se fundamenta sobre a verdade. Você faz uso dessa máscara ? Peça ao Senhor que guarde a sua língua de dizer mentiras. Permita que Cristo seja o Senhor da sua língua, e, em nome de Jesus tire a máscara da mentira e deixe a verdade transparecer na sua vida.

Máscara da inveja (Gálatas 5:21 a 26): Sabemos que a inveja é uma das obras da carne, logo é do diabo, que é cheio de inveja. Esta mascara é vista em nós quando nos mostramos diligentes no trabalho do mestre, simplesmente na tentativa de nos equipararmos aquelas sósias consagradas quando em nosso coração ao espírito de competição, para fazer melhor do que a outra, para que o EU sobresaia. Essas atitudes e outras semelhantes não se associam ao JOVEM ADVENTISTA que é dirigido pelo Espírito Santo. Deixe essa máscara cair e seja autêntico, seja feliz com o que você é e tem.

Feliz sábado para todos.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Blog JA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: